quarta-feira, 30 de março de 2011

Caldo de Feijão

INGREDIENTES
·      2 colheres de sopa de azeite de oliva
·      1/4 de cebola média
·      1 dente de alho
·      2 xícaras de feijão cozido
·      2 xícaras de água
·      2 colheres (sopa) de cebolinha picada
·      Sal a gostto (usei 3/4 de colher de chá)

MODO DE FAZER
Bata o feijão com a água e o sal no liquidificador e reserve. Descasque e pique a cebola e o alho. Coloque o azeite em uma panela. Refogue a cebola e o alho. Acrescente o caldo de feijão e deixe ferver por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Experimente e acrescente sal se necessário. Desligue, acrescente a cebolinha. Deixe descançar por 10 minutos e sirva.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Salada de Alface Romana com Manga e Tomate


INGREDIENTES
·      1 cabeça de alface romana
·      1 manga tommy
·      1 tomate

MODO DE FAZER
Lave as folhas da alface, rasgue-as, seque-as (num secador tipo centrífuga). Coloque os pedaços de alface numa travessa rasa. Descasque a manga e corte-a em cubos. Corte o tomate ao meio, retire a semente e pique em cubos. Coloque os cubos de manga e tomate, alternadamente sobre a alface. Sirva com o molho de sua preferência.

Feijão Branco


INGREDIENTES
·      4 colheres de sopa de azeite de oliva
·      1 cebola média
·      2 dentes de alho
·      1/2 kg de feijão branco
·      2 folhas de louro
·      1 litro de água fervendo
·      Sal a gostto (usei 1 colher de sopa)

MODO DE FAZER
Lave o feijão e deixe de molho na geladeira na noite anterior ao preparo. Descasque e pique a cebola e o alho. Coloque o azeite em uma panela de pressão. Refogue a cebola e o alho. Acrescente o feijão e mexa, coloque a água, o sal e as folhas de louro. Deixe cozinhar por 40 minutos, em fogo baixo, após iniciar o apito da pressão. Desligue e deixe por mais 30 minutos (até sair a pressão, naturalmente). Acerte a quantidade de água e o sal.

domingo, 27 de março de 2011

Milho Verde Refogado



INGREDIENTES
·      5 colheres de sopa de azeite de oliva
·      ½ cebola média
·      1 dente de alho
·      3 espigas de milho verde
·      Água
·      Sal a gostto (usei 1 colher de chá de sal)
·      Cebolinha picada a gosto

MODO DE FAZER
Descasque os milhos, retire os cabelos, corte os grãos e reserve. Descasque e pique a cebola e o alho. Coloque o azeite em uma panela. Refogue a cebola e o alho. Acrescente o milho e mexa, coloque o sal. Tampe e deixe cozinhar. Mexa de vez em quando e à medida que a água for secando, acrescente um pouco de água, tampe e deixe cozinhar. Repita esse processo até o milho estar cozido, o que leva, aproximadamente 20 minutos. Desligue o fogo, acrescente a cebolinha picada e deixe descansar por 10 minutos.

Arroz Branco


INGREDIENTES
·      2 colheres de sopa de azeite de oliva
·      ½ cebola média
·      1 dente de alho
·      200 ml de arroz lavado
·      900 ml de água fervendo
·      Sal a gostto (usei 1 colher de chá de sal)

MODO DE FAZER
Descasque e pique a cebola e o alho. Coloque o azeite em uma panela. Refogue a cebola e o alho. Acrescente o arroz e mexa, coloque a água e o sal. Deixe cozinhar por 20 minutos (a partir do início da fervura) sem tampa. Tampe e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Desligue e deixe por mais 10 minutos.

sábado, 19 de março de 2011

Strogonoff de Nozes


INGREDIENTES:
·      1 lata de leite condensado
·      2 ovos
·      1 xícara de nozes moídas
·      2 caixas de creme de leite (2 x 200g)
·      4 colheres (sopa) de açúcar
·      1 pittada de sal

MODO DE FAZER:
           Coloque a lata de leite condensado numa panela de pressão, cubra com água, feche e leve ao fogo. Marque 30 minutos após iniciar o apito da pressão. Desligue e deixe esfriar (faça isso, preferencialmente, na noite anterior). Abra a lata (depois de fria), coloque o leite condensado cozido numa panela, acrescente as gemas e as nozes moídas. Leve ao fogo, mexendo sempre. Após ferver, marque 2 minutos (continue mexendo). Desligue, acrescente o creme de leite, mexa e deixe esfriar. Bata as claras em neve com o sal. Após ficar firme, acrescente o açúcar e bata bem (até dissolver completamente os grãos de açúcar). Misture lentamente ao creme frio e leve para gelar. Decore com nozes moídas e/ou metades de nozes.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Torta de Maçã (tipo Americana)


INGREDIENTES:
MASSA:
·      275g (400ml) de farinha de trigo
·      2 pitadas de sal
·      100g de manteiga gelada e cortada em cubos
·      50ml de água

RECHEIO:
·      1kg de maçãs em fatias finas
·      140g (150ml) de açúcar
·      1 colher (sopa) de polvilho doce
·      1 e ½ colheres (sopa) de amido de milho
·      2 pitadas de sal
·      2 pitadas de noz-moscada ralada
·      ½ colher (chá) de canela em pó
·      1 colher (sopa) de suco de limão
·      25g de manteiga derretida

BRILHO:
·      1 gema

MODO DE FAZER
MASSA:
            Misture os ingredientes, amasse até ficar homogêneo, cubra e leve à geladeira.

RECHEIO:
Mexa bem todos os ingredientes e reserve.

MONTAGEM:
 Coloque metade da massa num saco plástico limpo e abra a massa com um rolo (ou garrafa) tentando deixar no formato da forma. Abra o plástico e coloque no fundo da forma (redonda ou oval). Despeje o recheio. Abra a outra metade da massa e cubra o recheio com a mesma. Acerte as beiradas (torcendo as sobras). Faça alguns cortes na massa superior (para sair o vapor e não formar bolhas). Pincele com a gema para dar brilho. Leve para assar em forno pré-aquecido, 180ºC, por aproximadamente 40 minutos. Desligue o forno e deixe por mais 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

terça-feira, 8 de março de 2011

Risoto de Frango (de festa de igreja)



INGREDIENTES (para 6 pessoas):
·      1 peito de frango (de aproximadamente 700g)
·      1 colher (sopa) de sal
·      4 colheres (sopa) da azeite de oliva (o suficiente para forrar o fundo da panela)
·      4 dentes de alho picado
·      ½ cebola (média) picada
·      6 tomates (tipo pomodoro) maduros, sem pele e picados
·      1 cubo de caldo de galinha
·      2 pitadas de pimenta do reino
·      molho de pimenta a gosto (usei 7 gotas)
·      10 azeitonas picadas em tiras grandes
·      1 lata de milho verde em conserva
·      1 lata de ervilha em conserva
·      500ml de arroz branco cru (aproximadamente 450g)
·      cebolinha picada a gostto
·      sal a gosto (usei, no mínimo, mais meia colher de sopa)
·      água quente

MODO DE FAZER:
           Tire a pele e a gordura do peito do frango (para evitar o cheiro forte de pena no caldo e na carne). Coloque-o numa panela de pressão, acrescente o sal, cubra com água, tampe e leve ao fogo. Após começar a soltar a pressão, marque 15 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela fechada por mais 15 minutos. Retire o peito de frango e desfie-o com a ajuda de dois garfos (um segura e o outro puxa no sentido das fibras do peito).
         Numa panela grande, aqueça o azeite, acrescente o alho e a cebola e mexa até dourarem (mas não deixe queimarem), acrescente o frango desfiado e frite um pouco, mexendo. Coloque os demais ingredientes: tomates picados, caldo de galinha, pimenta do reino, molho de pimenta, azeitonas, milho verde, ervilha e o arroz. Cubra com água quente e deixe levantar fervura. Vá mexendo para o arroz soltar o amido e deixar o risoto cremoso. Acrescente água quente à medida que for ficando muito consistente, vá provando para ver se o arroz está cozido e vá acrescentando mais sal, se necessário. Acrescente a cebolinha, mexa, desligue e deixe a panela fechada por mais 10 minutos para descansar e esfriar um pouco. Sirva em seguida acompanhado de queijo parmesão ralado (de boa qualidade...)

segunda-feira, 7 de março de 2011

Sobremesa de Abacaxi

SOBREMESA DE ABACAXI

INGREDIENTES

CAMADAS:
·     1 abacaxi, 1 xícara (chá) de açúcar (pode ser menos ou mais dependendo a acidez do abacaxi), 2 colheres (sopa) de maisena, ½ copo de água.
·     Creme I: 3 gemas, 1 lata de leite condensado, 1 litro de leite, 3 colheres (sopa) de maisena, 1 pitada de sal e essência de baunilha a gosto.
·     Creme II: 3 claras em neve, 1 pitada de sal, 3 colheres (sopa) de açúcar e 1 caixinha (200g) de creme de leite.

MODO DE FAZER
            Descasque e pique o abacaxi em pedaços bem pequenos. Coloque numa panela, misture o açúcar e leve para ferver. Despeje, então, a maisena diluída na água e mexa até ferver. Desligue e coloque num pirex grande.
Bata os ingredientes do Creme I no liquidificador e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver. Continue mexendo, no fogo, por mais cinco minutos. Espalhe, ainda quente, sobre o abacaxi. Deixe esfriar.
Bata as claras em neve com o sal até que fique bem firme. Acrescente o açúcar, misture e continue batendo. Desligue a batedeira e misture, lentamente, o creme de leite. Despeje sobre o Creme I (já frio). Cubrra com filme de PVC e leve à geladeira. Sirva gelado, preferencialmente, no dia seguinte.

Medidores

Para reproduzir as receitas deste blog você necessitará, no mínimo, de um copo medidor e um conjunto de colheres (ver foto). Facilita (mas não é imprescindível, pois poderá utilizar o copo medidor) um conjunto de xícaras medidoras, lembrando que o volume padrão de uma xícara de chá é 240 ml. Quando me referir a uma colher de sopa, por exemplo, é uma colher de sopa do medidor cheia e plana rente à borda. Você não vai encontrar nesse blog uma colher de sopa rasa ou cheia que são medidas indefinidas e vão deixar você em dúvida quanto usar. Se for necessário menos que uma colher de sopa estará escrito: ½ colher de sopa, ou ½ colher de sopa + 1 colher de chá, por exemplo.

Introdução

Meu gosto pela culinária, especialmente pelos pratos doces, começou na adolescência. Minha mãe foi minha grande motivadora. Ela costumava preparar sobremesas para os fins de semana. Talvez pela correria ou falta de ideias, repetia a mesma sobremesa durante uns 6 meses...ou às vezes fazia um prato delicioso e quando pedíamos para repeti-lo não conseguia reproduzir a mesma receita, pois fazia tudo de cabeça: às vezes ficavam excelentes, outras vezes poderiam ficar melhores... Então surgiu-me a ideia de colocar a “mão na massa”. Desde então não parei mais.
       Hoje a culinária é um hobby para mim: desperta meu interesse (passo horas navegando por sites, blogs e assistindo vídeos de receitas), alivia o estresse, oferece-me a oportunidade de estimular os sentidos das pessoas: visão, olfato, paladar, tato e até a audição, tirar-lhes sorrisos (observe como as pessoas sorriem quando você lhes oferece algo que preparou e do qual gostem), recordar-lhes lembranças de épocas agradáveis associadas aos sabores e aromas de então. É isso que me motiva: poder proporcionar o prazer de um alimento saboroso aos que degustam o que preparei.
       Cozinhar é uma arte. Um paladar aguçado ajuda quem cozinha no resultado final. Ingredientes de qualidade são importantes para o sucesso de qualquer receita. Minha formação é Engenharia Elétrica e trabalhei alguns anos na área de qualidade, por isso vai perceber que procuro ser preciso nas medidas e processos, pois são a garantia da reprodução da receita como foi criada. Mas você não precisa reproduzir uma receita ao “pé-da-letra”. Receita, antes de mais nada, é ideia, inspiração. Quando estamos pouco familiarizados com a cozinha, reproduzimos as receitas como estão e isso faz parte dessa etapa. Se a receita não for boa, acabamos perdendo os ingredientes... À medida que ficamos mais experientes, sentimo-nos mais à vontade para mudar, criar, experimentar, ousar... Só de ler uma receita, já temos ideia se vai ficar boa, ou não. Se achar que uma receita ficou doce demais para seu paladar, reduza o açúcar. Se achar que um creme ficou muito duro, diminua a quantidade do espessante (amido, farinha, etc.).
       Ao receber amigos, os que gostam dos pratos que preparei e gostam de cozinhar, costumam me pedir a receita. Às vezes envio-as por e-mail, mas às vezes acabo me esquecendo. Assim surgiu a ideia de criar este blog, pois não só eles, mas todos que quiserem, poderão acessá-lo.
       As receitas aqui podem não ser originais, mas foram testadas, modificadas e adaptadas até chegarem ao ponto que eu esperava delas. Não são simples cópias. Fique à vontade para copiar e reproduzir as receitas desse blog, mas mantenha o nome do autor ou endereço do blog junto com a receita. Se você testá-las, modificá-las e deixá-las personalizadas, aí a receita deverá levar a sua autoria. É essa a ideia: estimular as pessoas a usarem sua criatividade, melhorar sempre, e respeitar àqueles que têm a disposição e capacidade de pensar, testar e escrever. Você vai perceber que em algumas das receitas haverá algum “erro de digitação”. Esse erro é proposital e vai ser mais um indício (há vários outros que comentarei oportunamente) para identificar os que não respeitam os direitos autorais, usando apenas o “copiar” e “colar”...
    Mas já falei, ou melhor, escrevi demais. Vamos cozinhar?