domingo, 19 de agosto de 2012

Bolo de Nozes




INGREDIENTES

MASSA:
·      6 ovos (em temperatura ambiente)
·      1 xícara + 1 colher de sopa de açúcar (195g)
·      2 xícaras de farinha de trigo (230g)
·      85 ml de água
·      1 colher (chá) de fermento em pó

COBERTURA:
·      300g de creme de leite fresco
·      200g de preparado para creme tipo chantilly (1 caixinha)


1º RECHEIO:
·      3 gemas
·      200g de açúcar
·      200ml de leite de coco
·      200ml de leite
·      4 colheres (sopa) de amido de milho (32g)

2º RECHEIO:
·      1 lata de leite condensado
·      1 xícara de nozes moídas (100g)
·      2 caixinhas de creme de leite (2 x 200g)
·      1 pitada de sal


DECORAÇÃO:

·      170g de suspiros esmigalhados

MODO DE FAZER

MASSA:
       Bata as claras em neve, junte as gemas, uma a uma, e continue batendo. Acrescente o açúcar peneirado, aos poucos, e a água até espumar bem. Desligue a batedeira e coloque a farinha de  trigo peneirada, mexendo levemente. Por último, acrescente o fermento.
        Coloque em forma redonda, de fundo removível, com o fundo forrado com papel manteiga. Não unte nem forre as laterais para o bolo ficar nivelado. Leve ao forno preaquecido, a 180 ºC, por aproximadamente, 40 minutos. Desligue, retire do forno e deixe esfriar. Corte em três partes.

1º RECHEIO:
      Retire a pele das gemas, pressionado-as entre os dedos e segurando a pele até que todo o conteúdo saia ou coloque-as numa peneira, fure-as e aguarde que o conteúdo escorra (não pressione as peles contra a peneira). Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata,  leve ao fogo baixo, mexendo sempre,  até 2 minutos após levantar a fervura. Coloque a primeira parte da massa de volta na forma, umedeça-a com guaraná (com uma colher vá despejando, lentamente o guaraná). Coloque o recheio e deixe esfriar. Cubra com uma fina camada da cobertura. Coloque a parte central da massa e umedeça com guaraná.
         

2º RECHEIO:
            Coloque a lata de leite condensado numa panela de pressão, cubra com água, feche e leve ao fogo. Marque 30 minutos após iniciar o apito da pressão. Desligue e deixe esfriar (faça isso, preferencialmente, na noite anterior). Abra a lata (depois de fria), coloque o leite condensado cozido numa panela, acrescente as nozes moídas. Leve ao fogo, mexendo sempre. Após ferver, marque 2 minutos e continue mexendo. Desligue, acrescente o creme de leite, mexa e coloque sobre a segunda camada de massa. Deixe esfriar. Cubra com uma fina camada da cobertura. Acrescente a terceira camada da massa e umedeça com guaraná. Feche bem com um plástico e leve à geladeira (preferencialmente deixe passar a noite).

COBERTURA E DECORAÇÃO:

        Espalhe o restante da cobertura sobre o bolo e nas suas laterais. Distribua os pedaços de suspiro, uniformemente sobre o bolo (faça isso próximo de servir para que a umidade não desfaça o suspiro).

Um comentário: