segunda-feira, 7 de março de 2011

Introdução

Meu gosto pela culinária, especialmente pelos pratos doces, começou na adolescência. Minha mãe foi minha grande motivadora. Ela costumava preparar sobremesas para os fins de semana. Talvez pela correria ou falta de ideias, repetia a mesma sobremesa durante uns 6 meses...ou às vezes fazia um prato delicioso e quando pedíamos para repeti-lo não conseguia reproduzir a mesma receita, pois fazia tudo de cabeça: às vezes ficavam excelentes, outras vezes poderiam ficar melhores... Então surgiu-me a ideia de colocar a “mão na massa”. Desde então não parei mais.
       Hoje a culinária é um hobby para mim: desperta meu interesse (passo horas navegando por sites, blogs e assistindo vídeos de receitas), alivia o estresse, oferece-me a oportunidade de estimular os sentidos das pessoas: visão, olfato, paladar, tato e até a audição, tirar-lhes sorrisos (observe como as pessoas sorriem quando você lhes oferece algo que preparou e do qual gostem), recordar-lhes lembranças de épocas agradáveis associadas aos sabores e aromas de então. É isso que me motiva: poder proporcionar o prazer de um alimento saboroso aos que degustam o que preparei.
       Cozinhar é uma arte. Um paladar aguçado ajuda quem cozinha no resultado final. Ingredientes de qualidade são importantes para o sucesso de qualquer receita. Minha formação é Engenharia Elétrica e trabalhei alguns anos na área de qualidade, por isso vai perceber que procuro ser preciso nas medidas e processos, pois são a garantia da reprodução da receita como foi criada. Mas você não precisa reproduzir uma receita ao “pé-da-letra”. Receita, antes de mais nada, é ideia, inspiração. Quando estamos pouco familiarizados com a cozinha, reproduzimos as receitas como estão e isso faz parte dessa etapa. Se a receita não for boa, acabamos perdendo os ingredientes... À medida que ficamos mais experientes, sentimo-nos mais à vontade para mudar, criar, experimentar, ousar... Só de ler uma receita, já temos ideia se vai ficar boa, ou não. Se achar que uma receita ficou doce demais para seu paladar, reduza o açúcar. Se achar que um creme ficou muito duro, diminua a quantidade do espessante (amido, farinha, etc.).
       Ao receber amigos, os que gostam dos pratos que preparei e gostam de cozinhar, costumam me pedir a receita. Às vezes envio-as por e-mail, mas às vezes acabo me esquecendo. Assim surgiu a ideia de criar este blog, pois não só eles, mas todos que quiserem, poderão acessá-lo.
       As receitas aqui podem não ser originais, mas foram testadas, modificadas e adaptadas até chegarem ao ponto que eu esperava delas. Não são simples cópias. Fique à vontade para copiar e reproduzir as receitas desse blog, mas mantenha o nome do autor ou endereço do blog junto com a receita. Se você testá-las, modificá-las e deixá-las personalizadas, aí a receita deverá levar a sua autoria. É essa a ideia: estimular as pessoas a usarem sua criatividade, melhorar sempre, e respeitar àqueles que têm a disposição e capacidade de pensar, testar e escrever. Você vai perceber que em algumas das receitas haverá algum “erro de digitação”. Esse erro é proposital e vai ser mais um indício (há vários outros que comentarei oportunamente) para identificar os que não respeitam os direitos autorais, usando apenas o “copiar” e “colar”...
    Mas já falei, ou melhor, escrevi demais. Vamos cozinhar?

3 comentários: