terça-feira, 8 de março de 2011

Risoto de Frango (de festa de igreja)



INGREDIENTES (para 6 pessoas):
·      1 peito de frango (de aproximadamente 700g)
·      1 colher (sopa) de sal
·      4 colheres (sopa) da azeite de oliva (o suficiente para forrar o fundo da panela)
·      4 dentes de alho picado
·      ½ cebola (média) picada
·      6 tomates (tipo pomodoro) maduros, sem pele e picados
·      1 cubo de caldo de galinha
·      2 pitadas de pimenta do reino
·      molho de pimenta a gosto (usei 7 gotas)
·      10 azeitonas picadas em tiras grandes
·      1 lata de milho verde em conserva
·      1 lata de ervilha em conserva
·      500ml de arroz branco cru (aproximadamente 450g)
·      cebolinha picada a gostto
·      sal a gosto (usei, no mínimo, mais meia colher de sopa)
·      água quente

MODO DE FAZER:
           Tire a pele e a gordura do peito do frango (para evitar o cheiro forte de pena no caldo e na carne). Coloque-o numa panela de pressão, acrescente o sal, cubra com água, tampe e leve ao fogo. Após começar a soltar a pressão, marque 15 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela fechada por mais 15 minutos. Retire o peito de frango e desfie-o com a ajuda de dois garfos (um segura e o outro puxa no sentido das fibras do peito).
         Numa panela grande, aqueça o azeite, acrescente o alho e a cebola e mexa até dourarem (mas não deixe queimarem), acrescente o frango desfiado e frite um pouco, mexendo. Coloque os demais ingredientes: tomates picados, caldo de galinha, pimenta do reino, molho de pimenta, azeitonas, milho verde, ervilha e o arroz. Cubra com água quente e deixe levantar fervura. Vá mexendo para o arroz soltar o amido e deixar o risoto cremoso. Acrescente água quente à medida que for ficando muito consistente, vá provando para ver se o arroz está cozido e vá acrescentando mais sal, se necessário. Acrescente a cebolinha, mexa, desligue e deixe a panela fechada por mais 10 minutos para descansar e esfriar um pouco. Sirva em seguida acompanhado de queijo parmesão ralado (de boa qualidade...)

6 comentários:

  1. Sim, eu costumava comer esse risoto nas festas da igreja Santa Cândida (bairro onde morei boa parte da minha vida). Minha mãe ajudava na cozinha e aprendeu como faziam. Gosto muito desse prato pois me remete à infância.

    ResponderExcluir
  2. Está certo. Não tem coisa mais gostosa do que comer algo que nos faz lembrar a comida da mamãe.

    ResponderExcluir
  3. Puxa que legal! Risoto de Igreja não tem nada igual! Eu amo, sempre tive curiosidade, queria saber como é feito, pois tentava fazer e nunca ficava igual... Tentei a sua receita e deu certinho! Muito obrigada por compartilhar... Mas sempre que tem, melhor comer na Igreja, né?!... Abraço e td de bom!

    ResponderExcluir
  4. Puxa que legal! Risoto de Igreja não tem nada igual! Eu amo, sempre tive curiosidade, queria saber como é feito, pois tentava fazer e nunca ficava igual... Tentei a sua receita e deu certinho! Muito obrigada por compartilhar... Mas sempre que tem, melhor comer na Igreja, né?!... Abraço e td de bom!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostou, Jana Artesã! Aprendi esse risoto com minha mãe que ajudava a fazer nas festas de igreja. Abraços.

    ResponderExcluir